Analista de Dados: o que faz e qual é sua rotina

De acordo com um relatório da Glassdoor, analista de dados é um dos cargos de crescimento mais rápido nos EUA. Espera-se que essa tendência continue, à medida que o uso de big data e análises avançadas continua a se tornar mais difundido. A segunda etapa do trabalho é o monitoramento de métricas, que nada mais são do que dados em números resultantes de ações de marketing, vendas e outros processos. Logo, existe o papel de analisar frequentemente essas métricas para entender a situação atual da empresa e, se necessário, sugerir decisões importantes.

o que faz um analista de dados

O portfólio é a melhor maneira de mostrar as suas habilidades e os seus trabalhos para os recrutadores. No caso de pessoas sem experiência, é possível incluir, por exemplo, projetos realizados em cursos. A melhor característica de um Analista de Dados é que ele é capaz de fazer as perguntas certas. Seu conhecimento de domínio, juntamente com suas habilidades de extração rápida de dados, os torna a pessoa certa quando a empresa precisa de conselhos rápidos sobre como proceder.

Quais tarefas e processos um analista de dados faz?

Se o papel de um Analista de Dados parece adequado para você, aqui está o que você precisa saber. Dados qualitativos são os dados que estão em forma de sons, imagens ou qualquer outra coisa que possa ser interpretada extraída um insight através disso. As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa. Isso fará com que você adquira outras percepções https://www.didigalvao.com.br/ciencia-de-dados-conhecendo-a-area-e-suas-principais-ferramentas/ sobre a área, aprenda com pessoas mais experientes, tire dúvidas das vivências práticas dessa carreira e entre no radar dos recrutadores. Algumas das linguagens mais populares entre profissionais da área são Python e R. Assim, se você tem algum background em um desses campos de conhecimento, já tem uma vantagem maior em relação aos requisitos comumente solicitados por empregadores nessa área.

Uma análise qualificada permite chegar a insights precisos que apontem exatamente porque as dificuldades estão acontecendo. Da mesma forma, é possível entender a origem do problema e, a partir disso, embasar a tomada de decisões para reduzir os impactos e solucionar as questões. É interessante pensar que quem se capacita como analista de dados não precisa trabalhar apenas em cargos com esse nome.

Ofertas de emprego Analista de Dados / Data Analytics

De fato, é necessário passar muitas horas programando e utilizando processadores para agilizar a análise de dados. Agora que sabemos o que é análise de dados, vamos ver o que faz um analista de dados. Afinal, apenas quando tiver uma noção da empresa e suas necessidades, o profissional será capaz de utilizar dados reais do negócio para gerar insights valiosos para a estratégia da mesma. Essas informações são fornecidas por profissionais atuantes da área no contexto do Brasil em diferentes empresas com grau de maturidade, tamanho e experiência diferentes.

De acordo com um relatório do Market Research Report, a expectativa de crescimento do mercado de análise de dados é de US$7.03 bilhões em 2023 para US$303.4 bilhões até 2030. Porém, nem sempre é fácil encontrar uma descrição objetiva do que um analista de dados faz no dia-a-dia. Por isso, criamos esse guia da carreira de analista de dados, com a ajuda do professor André Perez, Engenheiro de Dados na SumUp e professor da EBAC. É muito comum, por exemplo, empresas do terceiro setor, organizações, entre outras, realizar pesquisas próprias curso de cientista de dados para entendimento de mercado, possibilidade de proposição de políticas públicas, entre outras questões. Órgãos governamentais também recorrem a analistas de dados para analisar dados demográficos, economia, saúde pública, segurança e outros aspectos relevantes para a tomada de decisões políticas e planejamento estratégico. Uma vez que a análise é realizada, o analista de dados deve comunicar os resultados de forma clara e compreensível para diferentes públicos, incluindo gerentes, executivos ou outros departamentos da empresa.

Visualização de dados

Se precisar de ajuda a Formação Analista de Dados é totalmente orientada a projetos demonstrando na prática todo o processo de análise. Mesmo que a programação não seja o foco principal da função, ainda é uma parte importante da análise de dados. Com uma linguagem de programação, o analista de dados pode analisar dados com mais eficiência, criar painéis e aplicativos e executar testes estatísticos. É preciso aprender uma linguagem de programação em profundidade, como Python ou R, para trabalhar com grandes conjuntos de dados e ter mais controle e flexibilidade ao executar equações. Sendo assim, os analistas de dados desempenham um papel crítico em ajudar as empresas a entender os dados que coletam.

  • Os desafios enfrentados por um Analista de Dados incluem a necessidade de manter-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias em um campo que está sempre evoluindo.
  • Isso significa resumir (ou descrever) as características de um conjunto de dados para melhor compreensão.
  • Esse material ficará disponível nos bancos e, a partir disso, a pessoa analista o consultará para projetar algumas possibilidades ou checar informações.

Para se ter funcionalidades mais poderosas de geração de gráficos e principalmente de extração e processamento de dados, pode ser necessário utilizar a programação. Essa informação é o produto “mastigado” dos dados aplicado a um determinado contexto. A forma mais utilizada, visual e compreensível é a criação de gráficos, seja em formato de relatórios, infográficos ou o mais popular, em dashboards interativos. Os dados compõem uma unidade que já se encontra presente nas mais diversas empresas desde muito tempo.

34